Propriedades Terapêuticas do Âmbar

18 fevereiro 2014, terça-feira . Âmbar

Propriedades Terapêuticas do Âmbar

A Ciência Farmacêutica

A Ciência Farmacêutica e os fármacos nasceram juntos em mosteiros, e os medicamentos foram aí concebidos com ingredientes disponíveis na natureza - plantas, animais e minerais. O âmbar despertou particular interesse devido às suas excepcionais propriedades magnéticas.

Santo Hildegaro de Bingen, director do convento dos frades Beneditinos (1098-1178), recomenda o consumo de âmbar em pó durante a sesta.

Alberto, o Grande (1193-1280), identifica o âmbar como o primeiro de entre os seis medicamentos mais eficazes, "shunt sex in medici, quae vincunt raobore aurum: succinum, castoreum, mors, camphora, tartarus, aurum"

Andreas Aurifaber, na sua "Succini História" (1551), a primeira monografia sobre o âmbar, cita 46 prescrições para medicamentos à base de âmbar para curar indisposições como dores de estômago e de dentes, arritmia cardíaca, doenças reumáticas e outras.

Em 1546 Georgius Agricola, um mineralogista e médico, obtem ácido por meio de destilação a seco. Este tipo de destilação do âmbar é um processo térmico de decomposição da pedra em vácuo que produz ácido succínico, óleo de âmbar e resina.

Propriedades Terapêuticas - Ácido Succínico

O ácido succínico foi analisado pelo pioneiro da bacteriologia contemporânea e vencedor do Prémio Nobel, Robert Koch (1886), que descobriu as suas propriedades benéficas e que não existe risco de acumulação de excessivas quantidades de ácido succínico no organismo humano, mesmo se forem administradas quantidades significativas desta substância. Sais de ácido succínico (em particular de cálcio, de potássio e de sódio) são usados como substâncias estimulantes do correcto funcionamento do organismo. A administração de sais de ácido succínico depois de doenças prolongadas e ferimentos graves resulta numa rápida recuperação da resistência às doenças e das faculdades mentais (complementadas pela capacidade de concentração).

W.S Trofimov (1974) sustém que "Propriedades Terapêuticas do Âmbar, que foram descobertas relativamente cedo, resultam da presença de ácido succínico e dos seus sais. Foi também descoberto que o ácido succínico pode ser usado como estimulador natural para o cultivo de plantas." 

Propriedades Terapêuticas - O Óleo de Âmbar

 

O óleo de âmbar  é um medicamento que foi reconhecido durante centenas de anos, em particular como uma solução para doenças reumáticas. Giacomo Fantuzzi escreveu da sua viagem em 1652: "Um óleo muito precioso é feito de âmbar - é muito forte, acre e espesso, e tem mil e uma propriedades benéficas, como descrito no recipiente que obtive em Gdansk, onde o processo foi desenvolvido até à perfeição, e o óleo feito de âmbar branco é considerado o melhor e é também o mais caro ".

Recentes descobertas científicas confirmam as excepcionais propriedades terapêuticas do ácido succínico. É aceite pela Food and Drug Administration (organização americana que determina, a nível internacional, a bicompatibilidade dos materiais) como um composto químico passível de ser utilizado em aplicações médicas.

Regressar aos posts »

Ania 

blogger: Anna Adamska - Âmbarfóssil