Inclusões em Âmbar

25 janeiro 2014, sábado . Âmbar

 “Oh, pequena mosca, se tu pudesses falar, como seria diferente o nosso conhecimento do passado.” Emanuel Kant  Séc. XVIII

 “Oh, pequena mosca, se tu pudesses falar, como seria diferente o nosso conhecimento do passado.” Emanuel Kant  Séc. XVIII

Inclusões em Âmbar

Inclusões são todos os objectos capturados pelo âmbar. Podem ser orgânicos ou inorgânicos. Mais de mil espécies de insectos e crustáceos foram encontrados aí. Os mais familiares destes são insectos e aranhas, mas muitas outras coisas foram encontradas. Isto inclui bactérias, fungos e muitos tipos de plantas, como detritos botânicos, madeira carbonizada, cones, agulhas e cascas. Animais invertebrados, incluem vermes, caracóis.Também se podem encontrar vertebrados, mas estes são extremamente raros e consistem em sapos, lagartos, penas de pássaros e restos de mamíferos, como pêlos.

Inclusões de Insectos em Âmbar

Há cerca de 45 milhões de anos atrás, estes insectos foram atraídos, então como agora, pelo aroma doce da resina e voaram até ela, ficando aprisionados, com resultados fatais. Estas pequenas criaturas foram aprisionados em âmbar, uma substância dura, pétrea que é encontrada em blocos dispersos entre  argilitos e arenitos.

Quem poderia duvidar que estes seres - tão completos com todas as suas cerdas e antenas - são verdadeiramente formigas, escorpiões e moscas fossilizados e perfeitamente preservados, tal como eram há milhões de anos? 

A Ambarfóssil é uma Loja de Âmbar do Báltico com inclusões de Insectos para colecionadores e aficionados de Geologia e Biologia. Contacte-nos para mais informação.

Regressar aos posts »

Ania 

blogger: Anna Adamska - Âmbarfóssil