Blog da ÂmbarFóssil

O Mundo da Joalharia e dos Fósseis, Gemas e Minerais em Portugal

Propriedades Terapêuticas do Âmbar

18 fevereiro 2014, terça-feira . Âmbar

O Âmbar Báltico (succinite) é a única resina fóssil que contém 3 a 8% de ácido succínico.O Âmbar Báltico (succinite) é a única resina fóssil que contém 3 a 8% de ácido succínico. A maior quantidade do ácido está localizado no córtex, a camada exterior do âmbar. 

Ver post completo »

Inclusões em Âmbar

25 janeiro 2014, sábado . Âmbar

 “Oh, pequena mosca, se tu pudesses falar, como seria diferente o nosso conhecimento do passado.” Emanuel Kant Séc. XVIII “Oh, pequena mosca, se tu pudesses falar, como seria diferente o nosso conhecimento do passado.”
Emanuel Kant Séc. XVIII

Ver post completo »

XXVII Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis de Lisboa - 2013

07 dezembro 2013, sábado . Feiras de Minerais

XXVII Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis de Lisboa - 2013A Âmbarfóssil, vai estar de 5 a 7de Dezembro, na XXVII Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis de Lisboa, que este ano decorre sob o tema 'Minerais e Cristais: Avanços recentes'.

Este certame é organizado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência - Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres, em Lisboa.

Esta 27.ª edição da Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis reúne colecionadores e comerciantes de minerais, gemas e fósseis oriundos de vários países da Europa.

Ver post completo »

O Âmbar resulta de um lento processo de fossilização, de 45 milhões de anos.

07 dezembro 2013, sábado . Âmbar

 A Resina de algumas árvores, há cerca de 45 milhões de anos, deu origem ao âmbar.
45 milhões de anos e deram origem ao âmbar, uma substância dura, pétrea que é encontrada em blocos dispersos entre argilitos e arenitos.

Quem poderia duvidar que estes seres - tão completos com todas as suas cerdas e antenas - são verdadeiramente formigas, moscas e até escorpiões, lagartos e inclusões de vegetais, fossilizados e perfeitamente preservados, tal como eram há milhões de anos?

Ver post completo »

Feira de Minerais de Coimbra 2013

29 novembro 2013, sexta-feira . Feiras de Minerais

Feira de Minerais Coimbra 2013 Faculdade de Ciências - departamento de Ciências da Terra A Feira de Minerais de Coimbra começou hoje, sexta-feira e decorre até domingo.
Local da feira:  Dep. Ciências da Terra, Lg. Marques de Pombal
Data da feira: de 29 de Novembro a 1 de Dezembro Horario - 10h às 20h
Preço: entrada livre 

 

Ver post completo »